Você tem sido prioridade para si mesma?

 

susan valadares

Sobre o modo como enxergamos os cuidados com nossa aparência

Semana passada eu ouvi de uma cliente que ela não procura cuidar da sua imagem no quesito aparência porque ela tem uma “crença limitante” de que cuidar da aparência é algo ligado à futilidade. Ela disse também, que ainda está com um pé atrás com a consultoria pois tem muitas responsabilidades e os dias dela são bem corridos, além de pesar sua consciência gastar tempo que já é tão escasso com os cuidados com a aparência, mas que sua mãe sempre diz que ela é muito bonita e que deveria se arrumar mais. Além de tudo isso ela está entrando em outro ramo e acha importante cuidar da imagem nesse momento.

Primeiramente quero que saibam que não estou expondo, de maneira alguma, minha cliente. Ela me permitiu usar um pouquinho da história dela pra ajudar a tirar esse pensamento da cabeça de mais mulheres que como ela estão se deixando de lado, deixando de se cuidar por acreditarem que beleza e produtividade não combinam.

Bem, eu acredito que cuidar de si mesma é uma maneira de nos amar, por isso quando estamos nos cuidando temos mais autoconfiança, afinal, qual ser amado se sentiria inseguro? Nós corremos o dia todo, cuidamos de tudo e de todos mesmo que para isso tenhamos que fazer grandes sacrifícios, acordar mais cedo, dormir mais trade e tantos outros.

Tenho visto muitas mulheres se deixando em segundo plano na vida. Assim como os outros, nós também precisamos de cuidado, de dedicação, de pausa para uma conversa com nós mesmas. Mas a gente não para.

Quando pegamos um pouquinho do nosso tempo para uso próprio já vem aquela vozinha dizendo que você poderia estar usando esse tempo pra estar com o filho, ou que esse dinheiro gasto com você poderia estar sendo destinado para as coisas do lar, ou para as férias das crianças, enfim.

Nas minhas reflexões comecei a notar que muitas dessas mulheres se arrumavam e se cuidavam há um tempo atrás, que a vida ficou corrida e com isso foram se deixando de lado para dar conta do recado da vida corrida, dentro de tantos papéis exercidos por elas. Começo a desconfiar que o fato de ser difícil manter hábitos quando a rotina muda é a causa de tudo isso. Na juventude, a agenda mais livre, com menos afazeres e responsabilidades, deixava um campo aberto para os cuidados pessoais, o que hoje se tornou um peso.

Realmente os cuidados conosco, seja do lado de fora ou de dentro, demandam dedicação e claro como tudo na vida tempo. Mas não precisa ser um bicho de sete cabeças. Isso pode sim, acontecer com leveza porém com consistência, a ponto de ocorrer de forma automática, como amarrar os cadarços, quando se tornar um hábito. Porém os resultados dessa dedicação e cuidados são grandes e trazem uma sensação de bem estar fora do comum, além de autoconfiança.

Quando estamos confiantes o modo como enxergamos o mundo se torna diferente e temos mais coragem para enfrentar os desafios diários com muito mais disposição. Por outro lado, o mundo também passa a nos enxergar de uma maneira mais positiva. Isso reflete na maneira como nos posicionamos na nossa vida pessoal e profissional.

Eu escrevi tudo isso por um único motivo: encorajar você a começar a cuidar de si. Ainda que pense que isso será um sacrifício, você já fez vários pelos outros. Ainda que pense que vai demandar tempo, comece com dez minutinhos diários, para uma maquiagem ou cuidados com a pele antes de dormir.

Comece com pequenas resoluções. Não precisa virar a cinderela do dia para noite, esse nem é o intuito! O que quero é saber que você começou a se cuidar um pouquinho e isso foi te animando a cada dia, que você foi adquirindo hábitos nesse sentido e incluindo outros adiante, tornando-se mais confiante e segura.

Tente facilitar os cuidados, estipule metas pequenas e mais fáceis de serem alcançadas para que você se orgulhe ao alcançar cada uma delas e se motive a alcançar outras. Lembre-se de que não importa a distância, toda jornada começa com o primeiro passo.

Eu uso um plano diário para me ajudar a manter minha rotina em ordem já que não é fácil cuidar de dois filhos sozinha, ainda tem a casa, a profissão e tudo mais. Usar esse plano me ajuda bastante e tenho certeza que poderá ajudar a você também. Eu estou acostumada a preencher as prioridades e os apontamentos com três dias de antecedência pois descobri que consigo muitas vezes antecipar afazeres e ter mais um tempinho livre para leitura de um livro por exemplo.

Eu preencho a mão, me sinto mais dinâmica, posso fazer em qualquer hora e lugar, assim que surge algo novo basta uma caneta. Além de me ajudar na minha rotina, quando dou uma olhada global no fim de um mês ou trimestre e vejo o quanto fui produtiva, cuidei melhor de mim e ainda por cima adquiri novos e bons hábitos me sinto muito orgulhosa de mim mesma e posso celebrar!

Eu vou deixar um aqui para você poder imprimir e testar. Para que dê certo é preciso que você o tenha como companheiro para onde quer que vá, que você concentre suas anotações somente ali para evitar esquecer de fazer algo. Se der certo para você encaderne e torne-o seu aliado para te ajudar a alcançar suas metas e ser ainda mais produtiva sem se deixar de lado.

consultoria de imagem

 

Clique aqui e pegue o seu plano diário!

Deixe nos comentários o que achou da ideia e boa jornada!

 

Deixe um comentário

Assine minha newsletter!


Pegue o seu

ebook