#7 dicas para ter uma boa Imagem Pessoal

Com pouco tempo para mostrar ao mundo nossas qualidades a Imagem Pessoal torna-se importante aliada para quem quer se destacar.

Sabemos que nossa Imagem é a forma mais rápida de nos comunicarmos, de mostrar ao mundo nossas habilidades, talentos, qualidades e objetivos. Tudo isso em décimos de segundo. Nesse mundo competitivo, em que muitas vezes não temos tempo de ter uma boa comunicação verbal é a nossa Imagem que acaba nos comunicando de forma instantânea.

Estudos da Universidade de Princeton indicam que leva apenas um décimo de segundo para julgarmos uma pessoa em termos de atratividade, confiabilidade, competência e agressividade.

Os pesquisadores descobriram que a atratividade e a confiabilidade são as qualidades que julgamos com mais rapidez. Essas impressões se formam rápido e são difíceis de mudar, no entanto acredito que a desconstrução de uma Imagem ruim, possa ser atingida por meio de uma boa assessoria de gestão de Imagem.

Um estudo realizado em 2009 e publicado no Personality and Social Psychological Bulletin  indica que tanto o estilo das roupas como a postura influenciam as percepções iniciais.

Para te ajudar a ter um impacto assertivo não só nas primeiras impressões, mas também pra você começar a dar atenção a sua marca pessoal, vou deixar aqui algumas dicas para você se comunicar melhor.

 

#1 Cuide da aparência

Cabelos arrumados e limpos, unhas feitas, sapatos limpos e roupas bem cuidadas e passadas, mostram que você se importa com você e com quem se relaciona. Maquiagem e roupas adequadas ao ambiente também é fundamental.

Mas Imagem não é só aparência é também comportamento e comunicação.

 

#2 Cuide do seu gestual e voz

Entrar em um ambiente com segurança, coluna ereta e olhar atento aos que ali estão, passa maior credibilidade. Na hora de cumprimentar as pessoas lembre-se: contato visual e aperto de mãos firme. Nada de cumprimentar alguém já olhando pra outra pessoa que se deseja cumprimentar em seguida! Outra coisa importante é cumprimentar todos com os quais cruzamos o olhar, não pense que a pessoa que você não cumprimenta não nota que você a viu e desviou o olhar. A voz também é fator de suma importância. Nada de tom de voz elevado demais nem de menos. Como saber qual o ideal? Aquele que seu interlocutor consiga ouvir, não precisa falar pra todo o salão, a não ser que seja essa a sua intenção.

 

# 3 Gentileza

As pessoas se preocupam muito com a aparência e realmente ela tem grande impacto sobre como seremos avaliados logo de cara, porém, nem só de aparência forma-se nossa marca pessoal. As pessoas até esquecerão como você estava vestida passados alguns dias mas elas não esquecerão como você as fez sentir. Seja gentil. Preocupe-se em fazer com que o próximo sinta-se bem ao seu lado. Ninguém gosta de pessoas pesadas, julgadoras e egoístas e geralmente evitam esse tipo de companhia.

 

# 4 Esteja por inteiro

Nada mais deselegante e chato do que estarmos com alguém e esta pessoa ficar dando atenção à outras coisas ou pessoas, mexendo no celular ou conversando com todos ao redor de menos com a gente. Celular deve ficar na bolsa quando estamos conversando com alguém. Ah! E quando estiver falando com alguém ao telefone preste atenção! Você pode até achar o contrário, mas a pessoa do outro lado sabe quando não estamos prestando atenção, quando estamos fazendo outra coisa e isso é muito feio!

 

#5 Telefonemas

Por falar em celular,quando ligar pra alguém lembre-se de perguntar se a pessoa pode falar assim que ela atender. Muitas pessoas atendem por impulso e não estão podendo falar naquele momento. Fique atenta também ao horário das ligações. Elas devem respeitar o horário e estilo de vida da pessoa pra quem você liga, aqui o que vale é o bom senso, não adianta estipular um horário generalizado. Tem pessoas que trabalham na madrugada e outras que às 6 da manhã já estão na academia. Guie-se pelo bom senso. Caso não conheça o estilo de vida da pessoa, então provavelmente você não tem intimidade para ligar entre às 9 da noite e 9 da manhã.

 

# 6 Ouça

A pessoa que se comunica bem sabe falar e também ouvir. Aliás, se você quiser que tenham uma boa impressão de você permita que falem primeiro. A pessoa sente que foi ouvida e você aproveita pra saber quais são seus interesses e pode agir com mais empatia durante a conversa. Quer saber de uma coisa? Empatia é muito do que nos falta nos dias atuais. Coloque-se no lugar do outro e exercite essa habilidade. Só simpatia não cria conexão!

 

# 7  Sorriso e palavras de cordialidade  

O sorriso abre portas! Amamos estar ao lado de pessoas sorridentes! Seja cordial, educado e agradável; cumprimente a todos com um sorriso mesmo ao telefone! Tenha sempre um sorriso no rosto e as palavras “obrigado” e  “por favor” na ponta-da-língua.

 

 

Deixe um comentário

Assine minha newsletter!


Pegue o seu

ebook